(12)3204-3538        some text (12)98142-3700        contato@cranam.com.br

COMPRESSORES: A IMPORTÂNCIA DA DRENAGEM DA ÁGUA ACUMULADA (CONDENSADO)

Primeiramente, a drenagem de um compressor é item de manutenção preventiva já estabelecida pelo seu fabricante e descrita em seu manual de operação.

 

Vamos entender!

 

A água que acumula no interior do reservatório de ar comprimido do compressor, chamada de condensado, é proveniente do processo de operação do equipamento que gera calor no momento em que está trabalhando. Esse aumento na temperatura do ambiente faz com que as moléculas de água que estão presentes em nossa atmosfera se condensem, passando do estado gasoso para o líquido.

Esse condensado se acumula no fundo do reservatório e caso não seja retirado por meio da drenagem, ele pode ocasionar a oxidação (conhecida como ferrugem) do material no interior do equipamento e estamos falando de um processo que ocorre dentro do equipamento, ou seja, não se consegue visualizar e só é possível perceber o efeito desse fenômeno quando já causou avarias permanentes à estrutura do equipamento, com surgimento de trincas, furos e vazamentos.

Na inspeção de segurança NR-13, a CRANAM utiliza aparelho de ultrassom para verificação da espessura das chapas que compõe a estrutura do equipamento, verificando se houve perda da espessura devido a esse processo de corrosão interna.

Ainda assim, a melhor maneira de preservar o seu compressor é realizando o processo de drenagem do seu reservatório diariamente para evitar esse tipo de problema.

E como se faz a drenagem do reservatório de um compressor?

É feita através da abertura de um purgador manual, localizado bem abaixo do reservatório para possibilitar a total purga do condensado acumulado. Pode ser instalado também um purgador eletrônico ou dreno magnético.

Scroll to top